O que é Reiki?

20-12-2018

Reiki é uma prática enquadrada no vitalismo, criada em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui. Tem por base a crença na existência da energia vital universal "Ki", manipulável através da imposição de mãos. Através desta técnica, os praticantes canalizam a energia universal a fim de restabelecer um equilíbrio natural, não só espiritual, mas também emocional e físico.

Mikao Usui 

Os cinco princípios de Reiki

Só por Hoje,

Sou Calmo,

Confio,

Sou Grato,

Trabalho Honestamente,

Sou Bondoso.

Existem dois ramos principais do Reiki, normalmente referidos como "Reiki tradicional japonês" e "Reiki Ocidental". Embora as diferenças entre os dois ramos e tradições possam ser amplas e variadas, a principal delas é que nas formas ocidentalizadas usam-se posições pré-definidas para a imposição das mãos, ao invés de depender de um senso intuitivo para a transmissão da energia Reiki, como é habitualmente feito em agências de Reiki japonesas. De uma forma geral ambos os ramos têm uma hierarquia de três níveis (ou graus), referidos como Primeiro, Segundo e Nível Mestre/Professor, os quais estão associados com diferentes habilidades e técnicas.

O Reiki é uma prática de medicina alternativa que é disponibilizada em muitos hospitais e clínicas médicas por todo o mundo.