Meditar é viver mais e melhor!

13-09-2019

Já pensou em meditar lavando louça, quando está parado no semáforo ou aproveitando pequenos momentos da sua rotina?

Impossível? Não!

Isso é muito mais possível do que imaginas, afinal a meditação é uma ferramenta, uma técnica para criar espaços entre os pensamentos.

Temos de 60.000 a 80.000 pensamentos por dia, e acompanhamos as estatísticas "ruins" do aumento de distúrbios relacionados com o cérebro, como défice de atenção e híperatividade, Síndrome de Burnout, ansiedade, pânico, personalidade borderline.

Vivemos a era onde o stress se tornou uma epidemia mundial e a meditação é uma das ferramentas mais efetivas para dar pausas restauradoras ao nosso cérebro e, por consequência, manter-nos longe dessas estatísticas.

Se paramos e contemplamos uma paisagem com atenção plena, já estamos meditando, pois a meditação segue alguns princípios básicos:

- Ficar no momento presente através da respiração profunda;

- Sentir a atenção plena no momento;

- Não julgar os pensamentos que vêm e vão, deixando-os fluir;

- Ter uma mente aberta, curiosa, que experimenta;

- Meditar com propósito.

O ideal é meditar no mínimo 10 minutos dia, para mudar realmente o cérebro e ter todos os benefícios de que falo logo abaixo

Os benefícios da meditação:

1. Eleva a imunidade e bem-estar;

2. Traz um benefício que é essencial para uma comunicação efetiva, a clareza;

3. Desenvolve o cérebro, aumentando a massa cinzenta e modificando algumas áreas responsáveis pela perceção e processamento das informações, pelo controle emocional, pela recuperação de memória, pela aprendizagem;

4. Diminui a amígdala cerebral, região associada ao medo, stress e ansiedade;

5. Melhora as emoções, reduzindo pensamentos negativos, ajudando a lidar com o stress e a diminuí-lo;

6. Vários estudos associam a redução de riscos de problemas cardíacos à prática da meditação;

7. Ajuda a superar hábitos, pois fortalece a força de vontade;

8. Aumenta a concentração, a performance e a atenção;

9. Reduz a probabilidade de sintomas relacionados à depressão;

10. Ajuda na qualidade do sono;

11. Ajuda na memória de trabalho enquanto reduz os pensamentos vagos;

12. Reduz os níveis de inflamação;

13. Diminui a pressão sanguínea;

14. Melhora a recuperação celular;

15. Melhora a disposição e energia;

16. Diminui dores;

17. A prática diária da meditação desacelera o envelhecimento, provoca alterações genéticas, desacelera o encurtamento dos telómeros. 

Depois de tudo isso pense e comece a meditar!

fonte: o segredo