Meditação Sonora

06-05-2019

Por Rui Correia Tavares (Formador/Terapeuta Holístico)

O som sempre esteve presente no universo, os sons da natureza representaram por muito tempo a canção da vida. Com a evolução do homem primitivo, vieram a criação de equipamentos que faziam barulhos.

Há aproximadamente 42 mil anos os primeiros hominídeos sentavam-se ao redor de uma fogueira, tocavam flautas, feitas de ossos e cantavam. Foram criando a sensibilidade necessária para juntar batidas desalinhadas e o silêncio, a fim de construir notas, e a partir delas a harmonia.

"A música pode nos elevar ou afundar, pode mexer com nossas emoções mais escondidas."

O uso da música como método terapêutico vem desde o início da história humana, como prova os Papiros de Kahun, que foram descobertos em 1889, no Egipto, por Flinders Pietre.

Existem artigos publicados do cientista japonês Masaru Emoto, sobre a experiência com som e cristais na água, e nesta experiencia notou-se o poder que o som tem sobre a água.

O corpo humano é composto de setenta por cento de água, imagina-se como o som nos afeta. Pode ter um efeito positivo, afetando de forma direta, quando atua nas células e órgãos, ou um efeito negativo, de forma indireta, quando atua sobre as emoções, influenciando nos processos corporais, provocando uma série de tensões.

No Holismo (do grego holos que significa inteiro ou todo), existem terapias que através do som, ajuda a melhorar o bem-estar daqueles que as procuram.

A Meditação Sonora é uma destas terapias, que através do som das taças tibetanas, instrumentos de corda, sopro e percussões étnicas, etc..., somos convidados a relaxar e receber os sons numa experiência não só auditiva, como sensório vibracional.

O som, o ritmo, a harmonia e a melodia encarregam-se de atuar em diversos pontos do nosso corpo (Chakras), fazendo que cada sonoridade ressoa em uma parte diferente do nosso SER, da nossa consciência, reequilibrando a energia vital.

A Meditação Sonora ajuda a acalmar e a relaxar, estimula a motivação, funciona como um "remédio" para vários problemas.

"O som é ação, movimento, construção, é vibração, é a essência de todas as formas na criação."


Artigo também publicado em Azores Today