Em Bolívia o Reiki tem ajudado no combate ao Covid 19
Reportagem de Monica Machicao e Kristin Neubauer
LA PAZ (Reuters) - Na linha de frente da Bolívia contra o coronavírus, Marcia Calderon está ajudando os médicos a relaxar com a técnica de cura energética Reiki, mas sem a imposição habitual das mãos para se proteger contra infeções.

Calderon, começou a estudar a prática de Reiki há duas décadas para trabalhar com pacientes, habitualmente faz sessões presenciais e à distância para profissionais de saúde em uma clínica hospitalar em La Paz.
"O contexto obviamente mudou cerca de um mês atrás. Vimos a necessidade dos médicos estarem equilibrados para atender pacientes que podem vir ao hospital ", disse Calderon em entrevista.
"Se suas emoções estão deslocadas, tudo o que cria tensão e desarmonia com elas também pode ser repassado ao paciente."
Combinar Reiki com medicina ocidental foi uma ideia que Calderón considerou com seu pai, médico, há 15 anos.
"Discutimos a importância de abordar todas as partes do ser - do corpo, da mente e da alma, e ele disse que o Reiki é complementar à saúde alopática", disse Calderon, que também está ensinando os funcionários do hospital a meditar.
Na clínica em que trabalha, dois pacientes com COVID-19 morreram, deixando médicos e enfermeiros deprimidos e com medo de contrair a infeção, disse ela.
Patricia Callispieris, diretora da clínica, disse que o Reiki ajudou a aliviar as tensões.
"Eu sinto-me melhor. Mais forte, com maior entendimento ", disse ela. "É como se um pouco de peso tivesse aumentado um pouco e eu posso andar um pouco mais leve e entender que isso é algo com o qual precisamos nos acostumar."
Fonte: Reuters